TESTADOR DE 220 VOLTS


CURSO DE GELADEIRA EM FORTALEZA

TESTADOR DE 220 VOLTS NO COMPRESSOR

A imagem AO LADO mostra como fazer um TESTADOR para verificar a presença ou não de 220 volts CHEGANDO nos PINOS C e R do COMPRESSOR.

COMO E QUANDO USAR O TESTADOR ACIMA?

Sempre que a GELADEIRA não ESTIVER LIGANDO, ou seja, sempre que o COMPRESSOR NÃO ESTIVER FUNCIONANDO (Não PARTIU), precisamos saber se TEMOS OU NÃO 220 VOLTS chegando no COMPRESSOR.

(DESLIGUE A GELADEIRA ANTES DE COLOCAR O TESTADOR)

Para isso USAREMOS essa LÂMPADA, com as GARRAS JACARÉ presas nos pinos C e R do compressor. Note que no PINO C teremos e PROTETOR TÉRMICO e é nele que colocaremos a garra.

A outra garra iremos colocar no PINO R. No pino R nós teremos o PTC ou um RELÉ MAGNÉTICO ligando o PINO R e o PINO S. Ligue sempre a GARRA no lado do PTC onde está ligado o PINO R. Pode ser ligada diretamente no FIO de 220 VOLTS que chega no PTC ou no RELÉ MAGNÉTICO.

Tanto faz colocar a GARRA VERMELHA OU A PRETA no pino C e também no PINO R. Tantos faz. Não tem POLARIDADE. Trata-se de corrente alternada.

Após colocar o TESTADOR, ligue a GELADEIRA e observe:

A) SE A LÂMPADA ACENDER

Como o compressor não está PARTINDO, o DEFEITO NÃO SERÁ PLACA ELETRÔNICA E NEM SENSORES, uma vez que a PLACA FEZ SUA FUNÇÃO: MANDOU TENSÃO PARA O COMPRESSOR.

Caso se trate de uma GELADEIRA CONVENCIONAL, quando a lâmpada acende indica que o TERMOSTATO está BOM.

O DEFEITO SERÁ: no protetor térmico, PTC ou no Próprio COMPRESSOR.

B) SE A LÂMPADA NÃO ACENDER

Nesse caso o DEFEITO estará na PLACA ELETRÔNICA ou nos SENSORES. Bom verificar também o estado dos fios e terminais (CHICOTE)

OBSERVAÇÃO:

Se for uma GELADEIRA CONVENCIONAL, o defeito será o TERMOSTATO.

Verifique sempre, em QUALQUER CASO, a possibilidade de fios partidos, roídos, terminais enferrujados, etc.

Esse TESTADOR é para ser usado SEMPRE que o compressor NÃO PARTE e também quando o COMPRESSOR PARTE e DESLIGA LOGO EM SEGUIDA.

Nesse caso de partir e se desligar logo em seguida, com o USO DO TESTADOR você saberá se, quando o COMPRESSOR DESLIGA, se a tensão de 220 volts continua nos PINOS C e R.

Caso o compressor ligue e logo em seguida desligue e, PERMANECENDO OS 220 VOLTS em seus terminais (LÂMPADA ACESA), o defeito será MUITO PROVAVELMENTE NO COMPRESSOR. Ele pode estar superaquecendo, indicando assim um compressor em CURTO.

Caso o Compressor ligue e se desligue logo em seguida e, a tensão de 220 volts em seus terminais DESAPAREÇA (LÂMPADA APAGADA), o defeito será PLACA ou SENSORES. É muito provável que seja SENSORES DEFEITUOSOS.


CURSO PROFESSOR ROGERIO - RUA EDUARDO PERDIGÃO, 251 BAIRRO PARANGABA - FORTALEZA-CE
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora